/ serviços - andrologia
Doença de Peyronie - Curvatura Peniana
/ SERVIÇO
O que é Doença de Peyronie?
Doença de Peyronie ou curvatura peniana adquirida foi descrita pela primeira vez em 1743 por uma cirurgião francês chamado François Gigot de la Peyronie, que descreveu uma anomalia caracterizada pelo endurecimento do tecido conjuntivo, formando placas fibrosas no corpo cavernoso do pênis, provocando sua curvatura. Trata-se de uma curvatura peniana que normalmente surge por volta dos 50 anos, geralmente como consequência de traumas ou microtraumas que ocorrem durante o ato sexual.
A doença é caracterizada por uma cicatriz na túnica albugínea, o tecido que cobre o mecanismo de ereção do pênis, e costuma manifestar-se por meio de placas endurecidas ao toque, que são fibroses. Com o passar do tempo essa cicatriz deixa o tecido peniano com menor elasticidade, resultando em uma deformidade que só é perceptível durante a ereção. Quando não tratada, essa curvatura evolui com o passar do tempo, tornando as relações sexuais muito difíceis ou até mesmo impossíveis, além de provocar dores na ereção.
01.
Quais as causas?
Doença muito estudada, porém ainda pouco compreendida. Estudos indicam que a Doença de Peyronie está ligada a algum problema de ereção, que pode estar associado ao avanço da idade, ao descontrole hormonal ou à outras condições que atrapalham o fluxo sanguíneo dentro do pênis. Essas alteraçoes levam a ocorrência de microtraumas durante as relações sexuais, provocando a formação de fibroses e deformidades. Pacientes que apresentam predisposição ou hereditariedade que favoreçam a formação de cicatrizes têm uma chance maior de desenvolver a doença.
02.
Quais os sintomas?
O principal sintoma da doença de Peyronie é a presença do nódulo, palpável ou não, que está associado à dor e a curvatura do pênis durante a ereção. A deformidade faz com que o órgão se posicione para baixo, para cima ou para o lado. Então, se o seu pênis costuma ser reto e está ficando torto, isso pode indicar que algo está errado com a região.
Além das dificuldades para manter relações sexuais, a doença pode interferir na saúde psicológica do homem, afetando diretamente sua imagem e autoestima. Ainda assim, é possível desencadear quadros de estresse, isolamento social e até mesmo depressão.
03.
Qualquer curvatura do pênis é motivo para preocupação?
Muitos homens apresentam algum grau de curvatura do pênis quando em estado ereto. Caso naõ se observe nodulação palpável, dor e dificuldade na relação sexual isso não é um probelma. É importante esclarecer que existe uma patologia nos meninos, caracterizada pela tortuosidade peniana congênita. Nesse caso, não há dor e o problema está presente desde o nascimento e acompanha o crescimento do indivíduo.
Já no caso da doença de Peyronie, o acometimento da curvatura do pênis se dá na fase adulta e vem acompanhado de dor, deformidade e consequente encurtamento do órgão genital.
Em caso de dúvida procure um profissional para o correto diagnóstico e aconselhamento.
04.
Como é o tratamento para a doença de Peyronie?
Em estágio inicial, pode ser tratada com medicamentos via oral para o controle da dor, como anti-inflamatórios, analgésicos e outros que evitem a piora da deformidade. Isso será o tratamento referente à fase aguda ou inflamatória, que tem duração variável.
Já na fase crônica, o recomendado é o procedimento cirúrgico para a correção da curvatura. Aqui é necessário um amplo estudo da grau de curvatura e deformidade para um correto planejamento cirúrgico pois existem diferentes técnicas que podemos utilizar para a correção.
Quando associado a algum grau mais importante de impotência sexual, outra alternativa para o tratamento do problema é o implante de prótese peniana, que associado a outras técnicas ajuda a resolver muitos casos da curvatura do pênis.
A cirurgia costuma ter ótimos resultados e ajuda muito os pacientes a recuperam a confiaça e autoestima de forma permanente.
Como é o meu atendimento
Atendimento humanizado de um cirurgião com grande experiência em Urologia clínica e cirúrgica.
Eu, Dr. André Macedo sempre busco realizar um atendimento individualizado e humanizado pois sei que uma mesma doença em pacientes diferentes nunca é tratada da mesma forma. Por exemplo o câncer de próstata pode ser tratado com cirurgia, radioterapia ou somente acompanhamento supervisionado a depender de diversos fatores como idade do paciente, presença de doenças associadas e principalmente respeitando a sua vontade e de sua familia. Além disso sempre procuro estar o mais próximo possível de meus pacientes e familiares para redimir dúvidas e atender possíveis urgências, em casos cirúrgicos todos os pacientes têm meu telefone pessoal e contato disponível 24 horas por dia.
Sempre estou em busca de atualizar-me seja em relação ao atendimento clínico em consultório com novos conceitos e tratamentos. Além disso sigo sempre em busca de novas técnicas cirúrgicas e tecnologias, com incorporação de itens que trazem mais segurança e melhores resultados nas cirurgias como a cirurgia robótica, cirurgias a laser e com uso de microscópio de grande aumento.
/ depoimentos
Meus pacientes satisfeitos
Joice Aparecida Morita Nocko
Perfil Verificado em doctoralia.com
5 de Março de 2024
Diego
Perfil Verificado em doctoralia.com
4 de Março de 2024
Lucas Silva
Perfil Verificado em doctoralia.com
11 de Maio de 2024
Felipe
Perfil Verificado em doctoralia.com
15 de Janeiro de 2024
Rogério Spoladore
Perfil Verificado em doctoralia.com
22 de Outubro de 2023
Samuel Freitas
Perfil Verificado em doctoralia.com
8 de setembro de 2023
Alexandre
Perfil Verificado em doctoralia.com
17 de julho de 2023
Angelo Silva
Perfil Verificado em doctoralia.com
23 de Maio de 2023
Vitor Pereira
Perfil Verificado em doctoralia.com
23 de Maio de 2023
Agende agora sua consulta comigo pelo Doctoralia
Priorize seu bem-estar com o Dr. André Macedo, líder em Cirurgia Robótica e procedimentos minimamente invasivos. Com tratamentos de ponta e uma recuperação otimizada, cada consulta é um passo em direção à saúde plena. Confie em nossa experiência. Agende sua consulta hoje.
Avaliações
207
Classificação
Experiência
8 anos
Especialidade
Urologia